segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Aberta Semana Nacional de Conciliação


O Judiciário Estadual começa hoje a “Semana Nacional da Conciliação”, integrando-se à iniciativa do Conselho Nacional de Justiça. Até o momento já foram agendadas 15.756 audiências em todo o Estado. Participam do esforço concentrado varas judiciais, cíveis, de família, e da fazenda pública; além de juizados especiais cíveis e criminais, bem como da infância e juventude.
Estão pautadas 2.991 audiências em 1º/12, segunda-feira; 4.034, no dia 2/12; 3.169, em 3/12; 3.560 na quinta-feira, 4/12; e 2.002, no último dia, 5/12.
As pessoas que quiserem solucionar demandas judiciais por meio do acordo, devem solicitar ao Juiz a inclusão da causa em pauta. A Justiça Estadual desenvolve trabalho permanente em busca da conciliação e mudança da cultura litigiosa.
Pacificação
Conforme o Juiz-Corregedor Clóvis Mattana Ramos, coordenador do evento, o Judiciário gaúcho realiza aproximadamente 30 mil audiências conciliatórias por mês. “A idéia é estimular a conciliação na sociedade.” Essa é a melhor forma de pacificação de conflitos, frisou.
A Corregedoria-Geral da Justiça já realiza regularmente o Dia da Conciliação, na terceira sexta-feira do mês, em todas as Comarcas do Estado. O trabalho se insere na proposta do “Conciliar é Legal” do CNJ.
Fonte: Tribunal de Justiça do RS

Nenhum comentário: